domingo, 13 de julho de 2008

DIREÇÃO NACIONAL ANULA CONVENÇÃO DO PT EM RESENDE

Na quinta feira dia 10, o cartório eleitoral de Resende recebeu um documento através de fax, encaminhado pelo Diretório Nacional do PT, comunicando ao juiz eleitoral que a convenção do PT estava sendo anulada parcialmente por descumprir uma Resolução Nacional do Partido.

O pedido de anulação da convenção, que deliberava pela indicação de João Alberto Stagi, para ser vice do candidato a Prefeito José Rechuan Junior, foi acatado pelo juiz que aceitou de pronto o pedido de anulação.

De acordo com a Resolução Nacional do PT, qualquer coligação envolvendo partidos que não são da base de apoio do governo Lula, em especial, DEM e PSDB, deveriam ser analisadas pelo DN.

Os diretórios municipais que pretendessem coligações com estes partidos deveriam encaminhar pedido de autorização até o dia 18 de junho passado.
O Diretório do PT de Resende não fez nenhum pedido de autorização para se coligar com o DEM, porque o próprio diretório havia definido por candidatura própria a prefeito, no caso o nome de João Alberto Stagi.


No dia 26 de junho o DM se reuniu para avaliar uma proposta feita por representantes do Diretório Estadual do PT. A proposta era a seguinte: em Resende o PT seria vice do candidato do DEM, e em contra partida o DEM apoiaria o PT em outras cidades, Angra, Volta Redonda, Itaboraí e Nova Iguaçu (onde o DEM já estava ensaiando uma candidatura própria).

Tanto a Direção estadual como o Diretório Municipal tiveram o entendimento que por se tratar de uma articulação que envolvia vários municípios, ou seja, um acordo de âmbito regional, seria tratado nacionalmente de forma diferente. O Diretório Estadual assumiu que isso seria defensável junto a Direção Nacional do PT.

Parece que o Diretório Estadual se esqueceu ou não conseguiu convencer a Nacional do PT, que Resende fazia parte de um acordo regional.

Com a anulação da Convenção que decidiu apoiar o Candidato do DEM, o Partido dos Trabalhadores, se quiser ter candidatura própria, tem que encaminhar para o Diretório Nacional os nomes de candidatos a Prefeito e a Vice, que serão registrados pela Nacional, afim de disputar a eleição deste ano.

Nenhum comentário: